Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

ANAIS II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

ANAIS do II Congresso Internacional de Educação: história, historiografia políticas e práticas PDF
Programa de Pós-Graduação em Educação

EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO SUPERIOR E INSTITUIÇÕES ESCOLARES

UMA DISCUSSÃO SOBRE AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL
Paulo Gomes Lima
A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO DE ENCONTRO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (ENLACES): primeiras aproximações a partir da Declaração de Cartagena
Katlin Cristina CASTILHO
Parceria Universidade-Empresa: Proposta de estudo de caso UNISO-WALTER em Aprendizado Tecnológico.
Alexandre Belchior
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM-SP: sobre a caracterização do município e da educação ofertada
Castilho Cristina Castilho
Uma Análise sobre a Participação da Comunidade do Instituto Educacional “Matheus Maylasky”
Osmil Sampaio Leite, Wilson Sandano, Graziella Andreia Malagó
O USO DE SIMULADORES, VIDEOAULAS E REALIDADE AUMENTADA NOS LABORATÓRIOS EDUCACIONAIS DAS ENGENHARIAS
Rafael Barbosa de Oliveira, Neusa Valentim da Silva
COLÉGIO ESTADUAL JÚLIA KUBITSCHEK: memórias, placas e um mito fundador
Adriano Fernandes da Silva Junior
“O COLÉGIO PADRÃO”: OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELO ENSINO SECUNDÁRIO ATÉ SUA OFICIALIZAÇÃO
Adriena Casini da Silva, Wânia Cristina dos Reis José Balassiano
Convergências entre História e Literatura: um breve estudo
Sâmara Rodrigues de Ataíde, Wilson Sandano
PARTICIPAÇÃO, CIDADANIA E EDUCAÇÃO SOCIALMENTE REFERENCIADA: RECORRÊNCIAS E SOLICITAÇÕES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA/SP
Paulo Gomes Lima, Jociane Marthendal Oliveira Santos
REFORMA DO ENSINO MÉDIO: disputa pela hegemonia e reafirmação da dualidade histórica da educação brasileira
Priscila Silva da Fonseca, Silvia Elaine Almeida Lima, Wendel da Costa Andrade, Carlos Alex Cypriano
RELATÓRIOS INDIVIDUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que dizem os professores
Michele Padilla Pedroso Vígari
ENTRE A FACULDADE E O TRABALHO: expectativas de estudantes do ensino médio integrado do IFSP
Rogerio Souza Silva
SIMULAÇÃO E APRENDIZAGEM: COMPREENSÃO DAS HABILIDADES REAIS ATRAVÉS DE GAMES
Leo Victorino da Silva, Ricardo Slavov, Roger dos Santos
Uma experiência do corpo sensível no cotidiano escolar
Carmem Silva Machado, Carmem Silva Machado
A IMIGRAÇÃO ITALIANA BRASILEIRA NO CONTEXTO DAS ESCOLAS ÉTNICAS (1930 – 1950)
Osíria Fernandes
INSTITUIÇÃO MONÁSTICA E ESCOLAR EM FOCO NO “PRESENTE DO PASSADO”: Colégio de São Bento, SP.
Cristiane Correa Strieder, VÂNIA REGINA BOSCHETTI
AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS) EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Jociane Marthendal Oliveira Santos, Paulo Gomes Lima

TRABALHO, INSTITUIÇÃO ESCOLAR E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

O MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO: EMPRESÁRIOS, INDÚSTRIA E A EDUCAÇÃO PÚBLICA
Edmara Aparecida Parra Melati, Jefferson Carriello do Carmo
História da Educação e teledramaturgia: a telenovela João da Silva e o diálogo entre educação e entretenimento (1960 -1975).
Cíntia Nascimento de Oliveira Conceição
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, REGULAÇÃO SOCIAL E FORMAS DE CONSENSO: escola sem partido
Anderson Santos
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO: Políticas de Estado ou Políticas de Governo?
Rafael Ângelo Bunhi Pinto, Silvana Maria Gabaldo Xavier, Giane Aparecida Sales da Silva Mota
GRUPO ESCOLAR DR. AFONSO VERGUEIRO EM SALTO DE PIRAPORA uma história sem documento, um documento para a história.
Valentim Luiz Luiz Vieira
O DILEMA DA INFÂNCIA OPERÁRIA: estudar ou trabalhar? O contributo da criação do Grupo Escolar “Senador Vergueiro” em um bairro operário da cidade de Sorocaba/SP - 1919
Adilson Aparecido Spim, Níkolas Vieira Spim, Valmir Aparecido Cunha, Vânia Regina Boschetti
A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS PARA AS APRENDIZAGENS NA SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
Alisson Moura Chagas, Valdivina Alves Ferreira
O GRUPO ESCOLAR DE TIETÊ/SP: sua relação com a democratização da escola, formação da cidadania e contribuição para a isonomia durante a Primeira República (1889 – 1930).
Pedro Luis Dal Boni

MOVIMENTOS SOCIAIS, ETNIAS E GÊNERO

A IMIGRAÇÃO ITALIANA brasileira e o contexto das ESCOLAS étnicas (1930 – 1950)
Osíria Fernandes
LETRAMENTO, A BALA NO GATILHO: Educação no Sistema Penitenciário
Tássia Santos Carvalho
INSTITUIÇÃO MONÁSTICA E ESCOLAR EM FOCO NO “PRESENTE DO PASSADO”: Colégio de São Bento, SP.
Cristiane Correa Strieder, Vânia Regina Boschetti

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

FORMAÇÃO DE PROESSORES - A INCLUSÃO DOS IDOSOS (AS) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Eraldo Batista
Trabalho e Autonomia: entre as atribuições e caminhos do exercício do supervisor de ensino
Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro
Formação de professores do Ensino Superior Tecnológico no cenário da Quarta Revolução Industrial, um estudo de campo
Marcus Vinicius Branco Souza, Maria Alzira de Almeida Pimenta
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DOCÊNCIA ONLINE: reflexos na prática docente.
Leo Victorino da Silva, Daniele Oliveira Garcia, Rosimeire Moreira Vizentim
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO, UM BREVE OLHAR SOBRE AS NOVAS POSTURAS PEDAGÓGICAS
Raquel Calegari Motta Calegari Monteiro
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX: manuais didáticos e discursos que formam para conformar
Patricia de Oliveira Antonio
Liderança Docente: desenvolvimento de instrumento de identificação de Docentes-Líderes
Ana Carolina Rusca Corrêa Porto, Maria Alzira de Almeida Pimenta

IMPRENSA, IMPRESSOS PEDAGÓGICOS E INTELECTUAIS

QUE GEOMETRIA ENSINAR? Circulação de modelos pedagógicos internacionais (Brasil, final do século XIX)
Gabriel Luís da Conceição
ESCRITOS SOBRE EDUCAÇÃO DO INTELECTUAL JOÃO ROBERTO MOREIRA EM TERRAS CATARINENSES (1937-1943)
Leziany Silveira Daniel
No interior da Vida Doméstica: um estudo exploratório da revista
Alice Lopes Spindula, Rosana Areal de Carvalho
Arquivo Legislativo Federal como Fonte de Pesquisa para a História da Educação
Greiciane de Oliveira Sanches
A contribuição da imprensa periódica na re(construção da história da educação em Sorocaba (SP)
Valdelice Borghi Ferreira
Infância, educação e brincadeira nas páginas de Pais & Filhos
Liana Pereira Borba dos Santos
ESCOLA NORMAL, PERIÓDICOS EDUCACIONAIS E CULTURA ESCOLAR DO SUDESTE AO SUL DO BRASIL
Fernanda Plaza Rodrigues
A PRODUÇÃO DE MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE 1930 NO BRASIL PARA SUBSIDIAR OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Roberlayne de Oliveira Borges Roballo
FOLHINHAS, ALMANAQUES, CALENDÁRIOS E ANUÁRIOS: um estudo analítico-descritivo - século XIX e XX
Ana Paula Pedersoli Pereira, Isabel Cristina Alves da Siva Frade
PROBLEMAS MATEMÁTICOS: um estudo histórico em manuais pedagógicos e revistas pedagógicas (1890-1940)
Ivone Lemos da Rocha, Andréia Fernandes de Souza
NOS RASTROS DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS ANARQUISTA E DA INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA
Sandra Aparecida Souza Machado
A CULTURA NO DISCURSO DOS LIVROS DIDÁTICOS: análise de exemplares de 1912 e 2012
Lara Chaud Palacios Marin

MINICURSOS

Educação Especial: História, Legislação e Estrutura.
Tamiris APARECIDA FACHINETTI, Bruna Rafaela de BATISTA, Bruna Rafaela de BATISTA
O projeto da ditadura civil militar brasileira para a Educação Especial: o caso do Território Federal de Roraima
Maria Edith Romano Siems-Marcondes
Educação Especial: apontamentos sobre a afetividade na prática pedagógica
Mylena da Silva Guimarães
História da Educação Especial: contribuições de Edward Palmer Thompson e Antonio Gramsci
Heulalia Charalo Rafante, Maria Edith Romano Siems-Marcondes

EDUCAÇÃO, CULTURA E COTIDIANO ESCOLAR

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: uma análise do período de 1951 a 2014 na Universidade de Sorocaba
Silvana Maria Gabaldo Xavier, Luiz Fernando Gomes, Rafael Angelo Bunhi Pinto
CELULAR NO COTIDIANO ESCOLAR: uma reflexão sobre as novas tecnologias e as gerações nativa digital e imigrante digital
Ricardo José Orsi de Sanctis, Eliete Jussara Nogueira
DIVERSIFICANDO E TROVADORANDO: O uso de metodologias diversificadas no ensino de História para a conquista da cidadania.
Luciane Maria Fernandes
O RELETRAN NA UNIVERSIDADE DE SOROCABA: para caminhar junto não precisamos caminhar igual
Ariane Diniz Silva
DIVERSIDADE CULTURAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ÂMBITO ESCOLAR
Magda Bellini
Empatia no cotidiano do curso de graduação de medicina a partir de uma revisão integrativa
Leonardo Hideki Ikeda, Márcio Roberto Cássio Barbosa, Raquel Aparecida de Oliveira
A percepção da saúde, espiritualidade, e religiosidade entre docentes e estudante de um curso de enfermagem.
Juliana de Melo Paixão, Maria Fernanda Cesar Bastos, Raquel Aparecida de Oliveira

PÔSTERES

FORMAÇÃO CONTINUADA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E O DESAFIO DE TRABALHO COM OS PROFESSORES ESPECIALISTAS
Leonardo Felipe Paes Monteiro
SOBRE A DINÂMICA VIGENTE ENTRE O NEOLIBERALISMO, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A SÍNDROME DO BURNOUT NO ESTADO DE SÃO PAULO
Moacir Simardi Neto
ANÁLISE DO PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFGOIANO – CAMPUS URUTAÍ (2012-2017)
Wesley Lima de Andrade, Paulo Henrique Gonzaga Mesquita, Hugo Sérgio Ribeiro
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA LIBERTÁRIA: A ESCOLA MODERNA DE FERRER.
Aracely Mehl Gonçalves
A EQUIPE GESTORA E O ENSINO DA MATEMÁTICA
Antonio Carlos Arantes
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA APLICADA NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA.
Graziele Bezerra Santos, Norberto Aranha
JUDICIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: encaminhamentos e solicitações da realidade do município de Sorocaba/SP
Petula Ramanauskas Santorum e Silva
FORMAÇÃO CONTINUADA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E O DESAFIO DE TRABALHO COM OS PROFESSORES ESPECIALISTAS
Leonardo Felipe Paes Monteiro
ÉTICA LIBERTÁRIA: reflexões sobre a educação compulsória e agressão
Gabriel Errador Casagrande, Eliete Jussara Nogueira
ANÁLISE DAS QUESTÕES DO ENADE DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS: Aplicação de Mineração de dados para questões de Estética e Ética
Rafael Fernando de Moraes Moreno, Edson Martin Feitosa
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRATICA E O COTIDIANO ESCOLAR EM SALTO DE PIRAPORA/SP: RECORRÊNCIAS E DESAFIOS
Viviane da Silva Silveira
Educação em Tatuí: o Ginásio do Estado na educação municipal entre 1924-1961
Luis Fernando Aparecido Pedroso de Barros
Por que os alunos não concluem o mestrado profissional?
Carolina Oliveira Ferrari, Raquel Aparecida de Oliveira
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PEDAGOGIAS DO PRESENTE: O PENSADO, O VIVIDO E O RESSIGNIFICADO
Tânia Lidia Ribeiro Aversi
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E A CARREIRA ACADÊMICA
HELENA SETSUKO DEL MASTRO ESPINDOLA
GESTÃO ESCOLAR E A RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE E A ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Amanda Regina Martins Dias, Sílvio César Moral Marques
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM SALA REGULAR: um relato de capacitação de professores.
KAREN REGINA BAPTISTA, SELMA DE FATIMA ALVES BATISTA AGUIAR
LIMA BARRETO, OS BRUZUNDANGAS E A EDUCAÇÃO
Renato Modeneze Nascimento
A FORMAÇÃO DE INTELECTUAIS E A ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO EM GRAMSCI
Jarbas Mauricio Gomes, Sabrina de Araújo Silva
UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE BASEADO NO FILME COM MÉRITO
Fábio Valadão
EDUCAÇAO SUPERIOR E EMPREGO
Vanicleia Oliveira
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A DIVERSIDADE DE GÊNERO: UM ESTUDO DA ARTE ENTRE (1990 – 2008)
Lucilene Luciano
Língua Brasileira de Sinais: Percurso Histórico e Projeções para o Futuro
Isabel Almeida Fogaça
COTIDIANOS ESCOLARES e produção de sentidos éticos, estéticos e políticos
Ana Cristina Baladelli Silva, Alda Regina Tognini Romaguera


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Local: Auditório do Prédio F - Cidade Universitária

Dias: 22 a 24 de outubro de 2018

Universidade de Sorocaba - Uniso

Rodovia Raposo Tavares km 92,5

18023-000 Vila Artura

Sorocaba | SP